Pular para o conteúdo

Coleções

COLEÇÕES

St. James Signature

AMAZÔNIA

Design: Luis Pons

Um jogo de piões que funcionam como vasos de flores e permitem ao usuário colocá-los em mesas de jantar, mesas de centro, mesinhas laterais ou consoles como peças de decoração. A coleção foi inspirada na flor brasileira Victoria Amazonica e na funcionalidade do pião, encontrado em muitas culturas como um brinquedo infantil. O conjunto interativo dá ao usuário a chance de fazer seu próprio design e se expressar, criando uma experiência única e em constante mudança. 

Anterior
Próximo

BABYLON

Design: Nino Bauti

Uma visita ao Louvre deu início à criação da Coleção Babylon. Nino Bauti foi imediatamente atraído pela exposição que apresentou objetos e tesouros da antiga Babilônia, cujo povo foi o primeiro a desenvolver recipientes para a conservação e transporte de vinho, grãos e óleo para o comércio de longa distância. Seu fascínio pela simplicidade e elegância desses artefatos o levou a reinterpretá-los em um design moderno e atual. 

Anterior
Próximo

BILBAO

Design: Leo Romano

A Coleção Bilbao faz referências às obras desconstrutivistas da arquitetura, como as de Frank Gehry por exemplo. São fragmentos soltos, com linhas curvas, construindo objetos, que quando dispostos lado a lado, ou até mesmo empilhados, nos lembram o skyline de uma cidade.

Anterior
Próximo

BOTANIQUE

Design: Studio Sette7

Inspirada nas formas orgânicas dos famosos jardins projetados pelo lendário paisagista brasileiro Burle Marx, a Coleção Botanique faz referência à riqueza dos recursos naturais do Brasil. 

Anterior
Próximo

CANON

Design: Fabrício Ronca

Canon traz a beleza dos metais e seu inegável contraste. Na coleção, vislumbramos peças nos acabamentos dourado, prateado e grafite coexistindo numa mesma peça, criando figuras que encantam e tornam o ambiente requintado.
Com ângulos evidentes e acabamentos, também na opção fosca, essa linha conta com vasos e castiçais que, segundo o arquiteto, trazem traços de memória afetiva dos castiçais antigos, porém, com um design mais arrojado.

Anterior
Próximo

COSMOS

Design: Nino Bauti

O Cosmos, como sinônimo de universo, foi a inspiração para esta coleção. Sempre fanático por formas geométricas, Nino Bauti também se inspirou em corpos celestes e suas órbitas para criar uma jarra de água e um conjunto de servir que organiza tudo em si próprio, em uma coexistência harmoniosa. 

DOTS

Design: Fabrício Ronca

A coleção Dots é Inspirada no híbrido e no estudo dos materiais como a temperatura e cores em contraposição com o metal. Ela é composta por baldes de gelo, bandejas e jarras produzidas em metais nobres que, além de trazerem funcionalidade, são peças que parecem obras de artes, capazes de serem usadas, também, como artigos decorativos.

Anterior
Próximo

ECLIPSE

Design: Nino Bauti

Corpos harmoniosos e sobrepostos de naturezas diversas foram o ponto de partida desta coleção, que apresenta formas elegantes e designs fluidos e limpos, combinando materiais nobres como madeira natural de origem certificada, latão e prata. 

Anterior
Próximo

FEMME

Design: Carol Bassi

Acreditamos que o décor anda muito junto com as tendências de moda e lifestyle e tivemos a ideia de aproximar ainda mais estes universos, através de uma collab especial. Com a autoridade de empresária da moda e uma das mais importantes influenciadoras de lifestyle do Brasil, Carol Bassi trouxe os inputs do seu mundo para esta coleção que é feminina, versátil e acima de tudo, desejada. 

Anterior
Próximo

FIOCCO

Design: Studio Sette7

Com referência a um laço que envolve todo o objeto, a Coleção Fiocco reúne materiais nobres, como a pedra e a prata. Para a criação das peças, Vivian Coser, do Studio Sette7, pensou em unir esses dois mundos materiais para que revelassem a beleza das curvas sutis por meio de um Fiocco, que significa laço em italiano. 

Anterior
Próximo

FLOAT

Design: Arthur Guimarães

A Coleção Float foi concebida com base no princípio da leveza e na aparente contradição de como diferentes texturas e materiais nobres, como: metal, mármore e acrílico, embora de significado pesado, parecem flutuar pelo design.

Anterior
Próximo

FRAGMENTOS

Design: Studio Sette7

A coleção teve como ponto de partida uma nova proposta que a St. James traz para o mercado, e cujo tema central é a expansão da versatilidade dos produtos através da exploração do conceito de modularidade. Assim, uma mesma base dá origem a uma série de diferentes produtos e aplicações, com a utilização de acessórios que podem ser adquiridos separadamente.

Anterior
Próximo

LEGACY

Design: Nino Bauti

Em sua primeira colaboração com St. James, Nino Bauti se propôs a criar uma coleção versátil que recrutasse formas geométricas sutis, sempre presentes em seu trabalho, para homenagear a longa história de 4 décadas da empresa. O resultado foi um monograma elegante com a cruz do logotipo da St. James impressa no metal, com aplicações ilimitadas em linhas de decoração e de mesa. 

Anterior
Próximo

LEO ROMANO

As peças criadas por Leo Romano para a St. James mostram a versatilidade deste talentoso designer, combinando formas geométricas, com traços clássicos e um toque de diversão. 

 

Anterior
Próximo

LOOPS

Design: Brunno Jahara

Uma nova coleção de objetos utiliza alças em “loop” feitas em latão prateado, que brincam com a ideia de conexão e estrutura. O uso de metais preciosos traz qualidade e tradição a peças novas e autênticas. As linhas simples, puras e limpas dos objetos realçam as formas geométricas básicas como o círculo, fazendo com que apareçam em alças para uso em diversas funções; um bowl, uma bandeja, uma luminária, um castiçal, um balde de gelo que funciona como um vaso, uma jarra de água e, claro, uma incônica fruteira. 

Anterior
Próximo

MINPIN

Design: Matteo Cibic

Inspirado pelo mundo fantástico do conto de Roald Dahl, “Billy e os Minpins”, Cibic embarcou em uma jornada de pura imaginação para desenvolver a nova linha. Imerso na história do livro, ele descobriu um mundo onde minúsculas criaturas chamadas Minpins viviam na floresta, convivendo em harmonia com a natureza e espalhando alegria por onde passavam. Foi esse espírito de fantasia e aventura que deu origem à coleção Minpin.

Anterior
Próximo

OLYMPIA

Design: Nino Bauti

Baseada na cultura da Grécia antiga, a coleção Olympia faz referência aos pilares de oferendas e utensílios de adoração do Monte Olimpo. A coleção é composta por castiçais, vasos e bowls em forma de anéis e discos, que dão uma ideia de espaço e movimento, muito fiel ao estilo minimalista e geométrico de Nino. 

Anterior
Próximo

PLISSÉ

Design: Studio Sette7

A inspiração para a Coleção Plissé veio das portas entalhadas dos templos xintoístas de Tóquio, um trabalho milenar, aqui reinterpretado como as paredes dos belos vasos decorativos e centros de mesa. 

Anterior
Próximo

POIESIS

Design: Arthur Guimarães

A Coleção Poiesis é uma sinfonia harmoniosa de forma, função e sofisticação que combina design meticuloso com criação sublime.
O nome Poiesis, derivado do grego antigo, reflete o processo artístico de transformar matérias-primas em peças únicas que não apenas existem, mas falam, narram e inspiram.
As linhas nítidas e as arestas definidas das formas geométricas fundem-se com o luxo de materiais cuidadosamente escolhidos. Juntos, eles constroem uma narrativa que transcende o habitual, transformando objetos do cotidiano em extraordinárias expressões artísticas.

Anterior
Próximo

POLI

Design: Camila Fix

A Jarra Poli, criada pela designer Camila Fix em 1997 faz 25 anos em 2022.
A peça premiada, participou de diversas exposições e publicações no Brasil e no exterior. É um marco na carreira da designer.
Camila recebeu, com emoção, o convite da St. James para criar uma coleção de objetos inéditos lançados junto com a edição comemorativa de 25 anos da Jarra Poli.
Em todos os itens da Coleção Poli, a base recuada proporciona a sensação de que as peças estão flutuando. As bordas das peças inclinadas em sentidos opostos, criam dinamismo aos produtos e reforçam a identidade da Jarra nos demais itens da nova coleção.

Anterior
Próximo

RAPUNZEL

Design: Matteo Cibic

Conhecido por seu olhar irreverente, o designer italiano Matteo Cibic é reconhecido mundialmente por trabalhar o luxo em peças alegres, com formas antropomórficas e funções híbridas, mas sem deixar de lado o trabalho manual. Essa característica marcante pôde ser vista na coleção Smooth, apresentada pela marca na última edição do iSaloni. Dessa vez, Cibic apostou em um storytelling “fantástico” para contar a história da coleção Rapunzel.
Segundo o designer, há alguns anos, uma garota que colecionava grãos de diversas cores, estilos e formatos, teve uma bela surpresa. Ao derrubar pingos de perfume, sem querer, em três de seus grãos, como num toque de mágica, 3 raízes começam a crescer, rapidamente, na frente de seus olhos. Na manhã seguinte, ela descobriu que as longas raízes que surgiram se conectaram entre si, formando uma bela trança em tons diferentes. Ela, então, teve a ideia de usar essas tranças imponentes como alças para suas bandejas de metal, baldes de gelo e champanheiras, criando uma coleção de beleza singular.

Anterior
Próximo

REVERSA

Design: Murilo Weitz

A Bandeja Reversa explora formas geométricas e a própria identidade do designer no fato de que todas as coisas podem ser vistas e interpretadas por diferentes ângulos. Monte a bandeja com um lado para cima, ou de cabeça para baixo e veja que a beleza também está no reverso. 

Anterior
Próximo

RING

Design: Leo Romano

A coleção Ring é o resultado de um gesto simples, um único corte em diagonal em um monobloco, criando o interessante efeito óptico de argolas, vistas por diferentes perspectivas, em diferentes planos, como se estivessem em movimento.

Anterior
Próximo

RUY OHTAKE

As criações únicas do famoso arquiteto Ruy Ohtake para a St. James são peças funcionais com corpo e alma esculturais. São desenhos claramente inspirados em suas obras arquitetônicas, nos quais as curvas, retas e espaços vazios são explorados com genialidade. As peças deste grande mestre da arquitetura brasileira são robustas, porém artísticas e cheias de personalidade. 

Anterior
Próximo

SMOOTH

Design: Matteo Cibic

A Coleção Smooth, criada pelo talentoso designer italiano Matteo Cibic é o resultado de um experimento de ciência ótica e design. A ideia foi criar uma coleção de objetos nos quais um sólido platônico (metal) flutua no ar sobre uma gelatina colorida e transparente (resina). As cores e seus reflexos mudam a forma dos volumes, transformando o todo em um objeto mágico. Os módulos podem ser usados como contêineres, vasos, pequenos templos ou esculturas.

Anterior
Próximo

STACKS

Design: Brunno Jahara

A inspiração do renomado designer carioca Brunno Jahara para a Coleção Stacks veio de sua pesquisa imersiva nas antigas ferramentas da fábrica da St. James de décadas passadas. Vistas por uma nova e diferente perspectiva, as formas geométricas modernas e limpas podem ser empilhadas criando configurações inusitadas. 

Anterior
Próximo

TUMBI

Design: Fernanda Marques

Foi em Tumbira, uma comunidade ribeirinha às margens do Rio Negro (AM) que a Fernanda Marques e o Marcelo Rosenbaum colaboraram com o artesão Manoel
Garrido na criação de vasos esculpidos em torno feitas com madeira de manejo sustentável. E é deste projeto que nasce a Coleção Tumbi com a St. James. Das
profundezas da floresta nasce um conhecimento, um fazer ancestral. Do chão de fábrica da St. James, um objeto de delicadeza ímpar. E ainda capaz de difundir a luz.
“Interessante observar a trajetória pouco convencional da Coleção Tumbi: da madeira nativa com sua coloração única para o metal ultrapolido. Do objeto decorativo para o funcional. No caso, uma luminária. Isso, sem nunca abrir mão de sua forte identidade”.
“Embora trabalhando com objetivos bem diferentes, nesta coleção para a St. James, que explora um dos formatos criados para a minha coleção de vasos Tumbiras, sinto que nunca me afastei do conceito de receptáculo, de continente. No primeiro caso, para receber água, grãos, terra, matéria viva, enfim. Já nas luminárias, me arrisco a criar um objeto para conter o imaterial, o inatingível. No caso, a luz”, diz Fernanda.

Anterior
Próximo

VOLUPTÉ

Design: Nino Bauti

VOLUPTÉ é agradável à vista e ao tato, decorativo mas ao mesmo tempo extremamente funcional. A Coleção traz a ideia de poupar espaço e agregar um valor multifuncional aos objetos, podendo transformar a sua forma de recipiente fechado em duas partes que podem ser usadas de maneira independente.

Anterior
Próximo